FOTO POEMA

FOTO POEMA

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Indicação de livro

Ernesto Guevara ou simplesmente CHE

Paco Ignácio Taibo

Ótimo livro, senão o melhor, um dos melhores sobre Guevara. Depois de uma passagem breve pela infância e a juventude em duas rodas do aventureiro Ernesto, Paco conta detalhadamente a história da vida e da luta do lendário, e implacável Che, que mesmo nos momentos de guerra e luta nunca perdeu sua ternura.
Começa nos levando a bordo do Granma, no desembarque desastroso e trágico, no livro utiliza varias vezes palavras do próprio Guevara para descrever os combates e o q Che viveu ou sentiu durante sua trajetória por Cuba. Descreve de forma brilhante e com muita emoção o combate de Santa Clara , os momentos de perda e a profunda dor que Guevara sentia ao perder seus companheiros, foi assim com “vaquerito” que baleado e morto era carregado por companheiros, quando passaram por Che ele perguntou: quem vai ai? Ao saber que era vaquerito, Guevara disse: Perdemos 100 homens.
O homem correto e dedicado a revolução e pronto para o sacrifício a qualquer momento, foi assim em Cuba na crise dos mísseis, no Congo, e por fim na Bolívia onde cedeu sua vida sem pedir nada em troca a ninguém. O final do livro é repleto de novas descobertas e novidades sobre o que se passou nos meses em que lutou na Bolívia e nas últimas 18 horas em La Higuera.
Paco se mostra profundo conhecedor do que escreve, profundo admirador de Che, em vários momentos chamando o líder de comandante, demonstra identificar-se com a causa de Che e escreve sem medo criticas ao comando do exercito boliviano que torturava e matava a bel prazer amparado pelos rangers norte- americanos. Por fim um livro excelente para quem quer conhecer e descobrir o espírito revolucionário do comandante ERNESTO GUEVARA DE LA SERNA.

Um comentário:

Loading...

Seguidores

MANO EM: ESSE É DO BOM!

MANO EM: ESSE É DO BOM!
TEXTO E ARTE: THIAGO GUIMARÃES MANO CRIADO POR THIAGO GUIMARÃES

MANO EM: ESTAÇÃO DO AMOR

MANO EM:  ESTAÇÃO DO AMOR
Mano texto e arte Thiago Guimarães