FOTO POEMA

FOTO POEMA

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

12 de Outubro - Dia Nacional do Fanzine.


Em todo o território nacional e via internet

12 outubro – Dia Nacional do Fanzine – Apoie essa iniciativa!

Na década de 1980 os fanzines no Brasil faziam as vezes das publicações lacunosas de HQ de autoria nacional, pois aqui os fanzines se estabeleceram muito pela aproximação das histórias em quadrinhos, ainda que no mundo inteiro essas revistas independentes abordem temas diversos, sejam por meio de artigos e/ou artes como HQ, ilustrações, contos, poesias, contestações etc. Porém, esse tipo incrível e criativo de revista foi criado em 1930 pelos f
ãs de ficção científica nos EUA como boletins e o neologismo “Fanzine” veio uma década depois.

No Brasil, o piracicabano Edson Rontani procurando um meio de difusão da cultura das histórias em quadrinhos no Brasil, criou em 12/10/1965 o boletim “Ficção”, primeiro fanzine de repercussão nacional, versando acerca de histórias em quadrinhos, com matérias sobre Alex Raymond, o criador de Flash Gordon, e que foi distribuído pelo correio e em 1965.

Rontani também criou o Intercâmbio Ciência-Ficção “Alex Raymond”, obtendo apoio de Adolfo Aizen, dono da extinta EBAL, sem falar que o material que conseguia de matéria-prima era oriundo de muita pesquisa e ineditismo, tendo como premissa publicar artigos pouco conhecidos da maioria.

Já é o momento de impulsionar essa data comemorativa aos fanzines no Brasil. Vale lembrar que eventos de fanzines vem ocorrendo há muitos anos como os já acontecidos em Araraquara, Jaboticabal, Itu, São Leopoldo e outros internacionais que já existem há muitos anos, quer seja o Xornadas de Ourense na Espanha galega, com uma exposição internacional incluindo catálogo e que trazia em décadas passadas uma grande contribuição por parte dos fanzines brasileiros. Não podemos esquecer a Fanzinada, que começou agregando os fanzineiros graças à Thina Curtis, tomando forma em 2011, promovendo a cultura do “faça-você-mesmo” não apenas na cidade de São Paulo, mas também em Goiânia e Porto Alegre.

Há de se ressaltar ainda a importância da primeira fanzinoteca física brasileira, a Fanzinoteca Mutação criada por Law Tissot na cidade de Rio Grande (RS), que muito tem auxiliado na importância dos fanzines.

Dentre essas e várias outras razões, bem como valorização da HQ no Brasil e sua importância graças aos zines do pioneiro piracicabano, nada mais óbvio que passarmos a realizar eventos também a cada ano no dia 12 de Outubro, para lembrar desta data comemorando-a como impulso criador das publicações alternativas independentes e sendo o Dia Nacional dos Fanzines.

Creio que a oficialização da data comemorativa 12 de outubro com mais eventos culturais atinentes aos fanzines irá fortalecer a importância deles no Brasil, até que algum dia futuramente possa ser oficializado esse dia, pois as histórias em quadrinhos têm a força atual muito graças às possibilidades de publicação que ganharam espaço nos fanzines pretéritos de outrora, já que as editoras nacionais se esquivavam dos autores brasileiros.


A ideia é iniciarmos um movimento culminando na institucionalização cultural do “Dia Nacional do Fanzine”, a partir do dia 12 de outubro desse ano de 2012, e o objetivo é que todos possam divulgar essa data comemorativa em seus veículo de comunicação e em especial os websites e blogs. Para isso, desenvolvemos duas imagens que exaltam o apoio à nossa ideia de estabelecer uma data oficial com o título do primeiro fanzine nacional registrado com a imagem do quadrinhista que foi a sua motivação, Alex Raymond.
Enfim, conclamo aos que o quiserem, que façam seu libelo-zineiro em homenagem e comemoração a esse dia, e o espalhem seja pela Internet (facebook, emails etc), seja por cartas, seja pessoalmente etc...
Todos que quiserem, estejam convidados a expressar no dia 12 de outubro de 2012, seja por quaisquer modalidades artísticas (escrita, desenho, cartum, charge, caricatura, música, HQ, artigo e/ou se quiser, algumas palavras expressando o que lhes impulsiona. E mesmo aos que nada quiserem realizar, no próprio transcorrer do dia, se lembrarem da comemoração, saudem-na a quem quer que seja. Creio que seja o meio mais afeito ao espírito zineiro!
Ajudem a valorizar esse momento histórico no Brasil e valorizem a cultura dos Fanzines, ou simplesmente zines!
Grande abraço fraternalmente zineiro.

Prof.Dr. Gazy Andraus
Coordenador e prof. do Curso de Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior e criador da disciplina de HQ e Zine no curso de Tecnólogo em Design Gráfico da FIG-UNIMESP - Centro Universitário Metropolitano de São Paulo.
Contato: gazyandraus@gmail.com

2 comentários:

  1. PARABÉNS A TODOS OS FANZINEIROS , MUITO INTERESSANTE O TEXTO

    ResponderExcluir
  2. Os fanzines,
    fazem parte de um tempo
    de sonhos e inocência,
    onde a gente tinha esperança
    de poder mudar as consciências
    com a palavra.

    Touché - Via Face Book

    ResponderExcluir

Colaboradores

Seguidores

MANO EM: ESSE É DO BOM!

MANO EM: ESSE É DO BOM!
TEXTO E ARTE: THIAGO GUIMARÃES MANO CRIADO POR THIAGO GUIMARÃES

MANO EM: ESTAÇÃO DO AMOR

MANO EM:  ESTAÇÃO DO AMOR
Mano texto e arte Thiago Guimarães