FOTO POEMA

FOTO POEMA

terça-feira, 15 de setembro de 2009

PAVÊ ESOTÉRICO 2009

UMA LENDA INDIANA ...



A COR DA PELE DE BIRBAL

O rei Akbar gostava de se rodear de pessoas cultas, mas até na corte havia quem tivesse as mais disparatadas opiniões. Havia quem defendesse que uma religião era melhor que outra, quem afirmasse que só as pessoas com a pele mais clara eram realmente belas e que todas as demais, pelo contrário, eram feias. Akbar achava todas estas pessoas muito chatas. Birbal, o sábio, pensava que eram estúpidas.
Havia muita gente que lhe tinha inveja porque ele era inteligente e o rei preferia os seus conselhos e as suas opiniões. Alguns diziam até: «Aquele Birbal tem uma língua melíflua. Ele sabe muito bem adular o rei.» Outros diziam: «Vai tentar envenenar Akbar para se tornar rei ele mesmo.»
Um dia, um dos cortesãos, para deixar ficar mal Birbal, perguntou ao monarca:
- Como é possível que Birbal tenha uma pele tão escura enquanto a nossa é muito mais clara?
Na corte, toda a gente se surpreendeu com esta observação maliciosa e com a falta de educação que implicava. Sobretudo Birbal, que estava presente e a ouviu. Mas ele sorriu às pessoas que se encontravam à sua volta, e disse:
- A resposta a essa pergunta é muito simples. Deus, depois de ter criado os peixes do mar, as aves do céu e os animais da terra, ficou ainda com muitos dons para oferecer. Então decidiu criar o homem. Queria dar aos homens tudo o que eles desejassem, mas os homens tinham de se encontrar com Deus para receberem pessoalmente os dons. Assim, numa parte da corte celestial era distribuída a inteligência, noutra parte a beleza, noutra parte ainda era distribuída a riqueza. Eu fui logo para o palácio onde era distribuída a inteligência. Quando acabei de receber a parte que me coube, era já demasiado tarde para ir receber um pouco de beleza… Aconteceu-me o contrário do que se passou com os meus amigos aqui da corte, que são assim tão belos… mas que chegaram tarde para receber um pouco de inteligência.
Ao ouvir estas palavras, os inimigos de Birbal ficaram muito envergonhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...

Seguidores

MANO EM: ESSE É DO BOM!

MANO EM: ESSE É DO BOM!
TEXTO E ARTE: THIAGO GUIMARÃES MANO CRIADO POR THIAGO GUIMARÃES

MANO EM: ESTAÇÃO DO AMOR

MANO EM:  ESTAÇÃO DO AMOR
Mano texto e arte Thiago Guimarães